banner slider

A História da Igreja como uma força motivadora (parte 2/4)



A história da da Igreja também oferece edificação, inspiração ou entusiasmo, que estimula uma vida espiritual elevada. Paulo cria que o conhecimento do passado ajudava na vida cristã (Rm 15.4). Ninguém estudava a brava postura de Ambrósio de Milão ao recusar a Comunhão ao imperador Teosódio até que ele se arrependesse do massacre da multidão Tessalônica, sem sentir encorajado a lutar por Cristo contra o mal dos altos círculos políticos ou eclesiásticos.
A disposição e a força que capacitaram Wesley para pregar mais de dez mil sermões e viajar milhares de quilômetros a cavalo são destaques a se considerar e desafios aos cristãos que dispõem de meios melhores para viajar e estudar, mas que deles não tem feito o uso adequado. Pode-se não concordar com a teologia de Rauschenbusch, mas não se pode negar a inspiração que ela significou por seu interesse em aplicar o Evangelho aos problemas sociais. A história da vida de Careys foi e é uma inspiração para a obra missionária. O aspecto biográfico da história da Igreja é algo que inspira e desafia o estudante.
Há também edificação quando alguém toma consciência de seu passado espiritual. É muito bom o cristão tornar-se consciente de sua genealogia espiritual, como é para o cidadão estudar a história de seu país a fim de que se possa tornar um cidadão consciente. Ao demonstrar o desenvolvimento genético do Cristianismo, a história da Igreja é para o Novo Testamento o que o Novo Testamento é para o Velho.
O cristão precisa se conscientizar dos principais desenvolvimentos do crescimento e progresso do Cristianismo assim como da verdade bíblica. Desse modo, ele se sentirá parte do Corpo de Cristo, que inclui Paulo, um Bernardo de Claraval, um Agostinho, um Lutero, um Wesley ou um Booth. O sentido de unidade que surge do conhecimento da continuidade da história produzirá um enriquecimento espiritual.
Alguém temeroso pelo futuro da Igreja nos países onde ela é perseguida se fará mais esperançoso na medida em que perceber a indestrutibilidade da Igreja em tempos passados. Nem a perseguição externa, nem a incredulidade interna, nem a teologia falsa permanecerão diante da força perene da renovação que se observa na história dos reavivamentos na Igreja. Mesmo os historiadores seculares reconhecem que o reavivamento wesleyano foi o instrumento que salvou a Inglaterra de uma revolução semelhante à Francesa. Para quem vê o poder de Deus operando na história passada, o estudo da história da Igreja oferece uma influência estabilizadora num tempo de secularismo.
Nós devemos lembrar, contudo, que a igreja pode ser destruída em área particular ou pela decaída interna, pelas pressões externas ou ambas juntas. A excelente igreja na antiga Cartago, os Nestorianos no século XVII na China e a Igreja Católico-Romana do Japão no século XVI, todos desapareceram.



Fonte: O Grão de trigo que gerou as Assembleias de Deus, p. 24-25.
Extraído do livro: (4° EBOM) Pentecostalismo e História, AD São Mateus, comentários: Pr. José Elias Croce

"A História da Igreja - Os benefícios da História da Igreja para geração atual" foi divida em 4 partes. Leia a primeira parte dessa matéria e continue seu estudo com a terceira parte.
Confira o cronograma completo e fique sabendo sobre todas as datas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário