banner slider

[DEVOCIONAL] John Piper - Os Caminhos Estranhos do Nosso Maravilhoso Edificador

Por John Piper

Cristo estava edificando a sua igreja em 11 de setembro de 2001, quando as torres do World Trade Center ruíram? Ou, quando o nosso mundo particular entrou em colapso? A razão por que surgem estas perguntas é a autoridade absoluta e universal expressada na promessa de Jesus: “Edificarei a minha igreja” (Mt 16.18). Quem disse estas palavras? Aquele que falava e as febres se retiravam (Lc 4.39), árvores murchavam (Mc 11.21), os demônios obedeciam (Mc 1.27), Satanás era roubado (Mc 3.27), os ventos cessavam (4.41), os mortos eram ressuscitados (Lc 7.14; Jo 11.43), milhares comiam de cinco pães e dois peixes (Mt 14.19-21), a água se tornava vinho (Jo 2.6-10) ou um caminho para seus pés (Mt 14.25,26).

Esta autoridade sobre o céu e a terra está explicitamente relacionada ao compromisso missionário de Cristo em edificar a sua igreja. “Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.18-19). Em outras palavras, Jesus está resolutamente comprometido em usar seu poder sobre o céu, a terra e o inferno, para fazer discípulos. Nenhum acontecimento que Jesus permite ou produz no universo está fora do seu propósito de edificar sua igreja.

Mas as coisas não parecem ser assim. Os caminhos dEle não são os nossos caminhos. Ele raramente se move em linha reta, do ponto A ao ponto B. O caminho para o alto quase sempre passa por baixios. O rio faz curvas para trás, afastando-se do mar, enquanto se encaminha para este. Tentei captar esta idéia em um poema a respeito da vida intensamente dolorosa de Oséias:

Não pense, meu filho, que o grande rio
Do amor de Deus corre apenas para o mar.
Ele não almeja endireitar, e sim libertar
Almas teimosas como você e eu.
Siga a correnteza, por onde quer que ela vá;
Ela sempre corre com amor e graça.

O surpreendente e sinuoso caminho de Deus, na história da redenção, trouxe Paulo a estas palavras: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis [são] os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Rm 11.33.)

Por exemplo, Cristo estava edificando triunfantemente sua igreja quando foi morto por seus inimigos e sepultado por três dias? Jesus responde: “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei” (Jo 2.19); “Dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco… Ninguém a tira de mim… Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la” (Jo 10.15,16-18). Em outras palavras, o que parecia um fracasso e tragédia era completa autoridade — e incluía a compra de “outras ovelhas”. Por meio do pior dos pecados cometidos — o assassinato do Filho de Deus — Jesus estava edificando triunfantemente a sua igreja.

Cristo estava edificando a sua igreja quando o apóstolo Paulo foi preso em Roma? Paulo responde: “Quero, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus” (Fp 1.12-14); “Estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada” (2 Tm 2.9). Em outras palavras, o que parecia derrota mostrava o estranho desígnio de Cristo para a vitória.

Cristo estava edificando a sua igreja na China, quando os comunistas triunfaram em 1949 e acabaram com 150 anos de presença missionária evangélica?
O crescimento da igreja na China, desde 1977, não tem paralelo na História… Mao Tsé-Tung tornou-se inconscientemente o grande evangelista da História… [Ele] procurou destruir toda “superstição” religiosa, mas, neste processo, removeu obstáculos espirituais para o avanço do cristianismo. Deng [Xiaoping] reverteu os horrores infligidos por Mao e, ao liberar a economia, deu mais liberdade aos cristãos… [Hoje] a Igreja do Senhor Jesus é maior do que o Partido Comunista da China.

Então, este Cristo que governa todas as coisas estava edificando a sua igreja em 11 de setembro de 2001? Respondo com perguntas que não são apenas hipotéticas. O que aconteceria, se Cristo visse os aviões seguindo para a destruição de milhares de pessoas e o transtorno das nações? O que aconteceria, se, ao mesmo tempo, Ele visse 200 milhões de “intocáveis” (os dalits) na Índia? O que aconteceria se Ele visse que sua obra, já em andamento há séculos, de libertá-los da escravidão ao hinduísmo estava prestes para chegar à consumação, em nossos dias, e que eles estavam considerando a aceitação do islamismo, ou, talvez, do cristianismo, ou do budismo? E o que aconteceria, se Ele previsse que o terrorismo islâmico contra cidadãos de Nova Iorque teria um efeito poderoso de inclinar milhares de dalitsa se afastarem do islamismo e se inclinarem para Cristo? O que aconteceria se Ele restringisse seu poder de impedir os terroristas, porque (juntamente com milhares de outros efeitos esperançosos) Ele tinha em vista a vida eterna de milhões de pessoas “intocáveis” na Índia? E, se não foi este o seu plano, talvez meu neto contará uma história melhor da graça soberana, que somente o tempo revelará.


Extraído do livro:
Penetrado pela Palavra, de John Piper
Copyright: © Editora FIEL 2009.

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Fonte: Voltemos ao Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário